quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Proposta de Ação "Modelos"


Tema – Os equipamentos e a estrutura da escola (1a. versão)


Introdução:
A questão dos equipamentos e da estrutura escolar no ensino público brasileiro passa por dois pontos básicos: as verbas destinadas às escolas e, por outro lado, as ocorrências significativas do vandalismo no interior da escola. Considerando tais coordenadas, pensamos em um projeto, que ao mesmo tempo exigisse pouco recurso financeiro do Estado e criasse uma relação mais estreita e de maior responsabilidade do aluno com os equipamentos e a estrutura de sua escola.

Objetivos:
Introduzir uma estação de rádio aos equipamentos da escola, sendo incorporada também como recurso metodológico para o professor na sala de aula. A idéia é que houvesse uma troca entre os conteúdos tratados pelo professor e a programação da rádio, criada pelos alunos. Com isso, além de aprimorar a sensação de pertencimento do aluno à escola, seria promovida também uma maior integração entre os personagens da comunidade escolar, bem como com o seu entorno.

Estratégias:
1) Captação de recursos:
É importante que os recursos para a montagem do equipamento necessário para a estação de rádio sejam captados pela própria comunidade escolar, com maior e efetiva participação dos alunos, pois assim a relação e o cuidado destes com o equipamento seria outra, pois seria uma conquista própria do aluno. Dentre as possíveis estratégias para chegar a tal quadro destacamos: busca de patrocínio do comércio local (que teria espaço publicitário reservado na programação da rádio); promoção de festas para a valorização da comunidade escolar (com o intuito de arrecadar dinheiro); e inclusive coletar doações de equipamentos e/ou verbas.
2) Administração da rádio:
As estratégias de administração teriam como objetivo básico não sobrecarregar o professor, ao fazer da rádio uma atividade extracurricular, que seria supervisionada por ele. Neste sentido, buscar-se-ia uma maior autonomia dos alunos na realização da atividade. Em primeiro lugar, haveria uma separação por turmas para a produção de pautas jornalísticas. Com isso, eliminar-se-ia a necessidade de um tempo extra à carga horária regular para o auxílio do professor aos alunos, pois ele se daria na sala de aula.

Público-alvo:
Escolas públicas do Estado de São Paulo

Tema - Professor dentro e fora da escola (1a. versã0)

Introdução:
O professor, dentro das instituições educacionais, se distancia, muitas vezes, da realidade da comunidade na qual está inserido como educador. É preciso, então, uma via dupla de interação entre escola e comunidade. Estar de portas abertas recebendo os agentes comunitários e moradores para ampliar a discussão sobre a realidade da região, assim como, introduzir e aproximar a escola de outros órgãos comunitários, tornando-a participativa e agente de mudanças.

Objetivo:
Pensamos dinamizar, integrar, resgatar os laços entre a escola e a comunidade através dos professores para com isso humanizar as diversas disciplinas e incentivar autonomia e o exercício da autonomia entre os alunos

Estratégia:
A visão de professores de diversas disciplinas com o objetivo de conhecer, mapear e levantar as diferentes instâncias da realidade local, as quais essas disciplinas se relacionam, como a geografia do bairro, a memória e a história do bairro, as manifestações da cultura local, a língua e o falar dos seus moradores, assim como, a criação de vínculos de integração entre as instituições e aparelhos da comunidade e a escola e seus agentes. Possíveis focos são: hospitais, associações de moradores, clubes, casa de cultura, delegacias, museus, teatros, bibliotecas, etc.

Público Alvo:
Escola, como instituição, professores como sujeito social e alunos e comunidade como agentes de transformação crítica da sociedade.

Nenhum comentário: