quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Programa e Cronograma

Agosto: Elaboração coletiva da proposta de curso
Dia 1 (Aula - 1) – Apresentação dos alunos
. Definição da proposta e programação do curso. Formas de avaliação.

  • Elaboração de ficha de identificação e de acompanhamento do curso.
  • Elaboração de autobiografias escritas individualmente e posteriormente socializadas em grupo e em plenária. O objetivo será o conhecimento de suas trajetórias e interesses. (trabalho individual nr. 1)
  • Levantamento de temas e questões de deverão ser trabalhadas durante o semestre


Dia 08 (Aula - 2)– Apresentação e debate de um filme: “Pro Dia Nascer Feliz”

Dia 15 (Aula - 3) – Apresentação do programa do curso.

Aula história - Tema 1 – O lugar da escola na sociedade brasileira (inclui: história da escola; organização do sistema escolar; educação pública e privada; qualidade da educação; relações escola família e escola comunidade; indisciplina e violência na escola; progressão continuada; avaliação, seriação, ciclos).

Bibliografia Geral do curso:
HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003.

Atividade – Aula dialogada
Indicação de leitura básica para a aula histórica
VIDAL, D.G. e FARIA FILHO, L.M. A escolarização no Brasil: cultura e história da educação, mimeo.

Dia 22 (Aula - 4) – Tema 1 – O lugar da escola na sociedade brasileira (inclui: história da escola; organização do sistema escolar; educação pública e privada; qualidade da educação; relações escola família e escola comunidade; indisciplina e violência na escola; progressão continuada; avaliação, seriação, ciclos).

Bibliografia da aula:
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Caderno de Pesquisa, jul. 2000, no.110, p.143-155. (www.scielo.br)
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá e SOUSA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, jan./abr. 2004, vol.30, no.1, p.31-50. (www.scielo.br)
FERNANDES, Claudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica. Caderno de Pesquisa, jan./abr. 2005, vol.35, no.124, p.57-82. (www.scielo.br)
MARRIEL, Lucimar Câmara, ASSIS, Simone G., AVANCI, Joviana Q. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Caderno de Pesquisa, jan./abr. 2006, vol.36, no.127, p.35-50. (www.scielo.br)
LAHER, Roberto. Educação no governo Lula da Silva: reformas sem projeto. Revista Adusp. Maio 2005, p. 46-54
(www.adusp.org.br/revista/34/r34a06.pdf).
SOUZA, Rosa Fátima. Política Curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. 203-221, jan./abr. 2006. (www.scielo.br)
THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira Educação, Ago 2006, vol.11, no.32, p.211-225. (www.scielo.br)
TORRES, Rosa Maria. Repetência Escolar: Falta do aluno ou falha do sistema? Revista Pátio. Ano III, n.11, nov. a jan. 2000.

Atividade - Discussão dos textos e elaboração dos temas para a Proposta de Ação
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate;
4) Definição dos temas que serão alvo de elaboração de Propostas de Ação; Registro individual e em grupo para a elaboração final da proposta de ação.

Dia 29 (Aula - 5) – Tema 1 – O lugar da escola na sociedade brasileira (inclui: história da escola; organização do sistema escolar; educação pública e privada; qualidade da educação; relações escola família e escola comunidade; indisciplina e violência na escola; progressão continuada; avaliação, seriação, ciclos).

Atividades
2) Elaboração de propostas de ação coletiva (trabalho coletivo nr. 1). Socialização e discussão das propostas de ação coletiva; Proposta de ação individual (trabalho individual 2).

Setembro

Dia 05: Semana da Pátria – Recesso escolar.

Dia 12 – (Aula - 6) – Tema 1 – O lugar da escola na sociedade brasileira
Atividade - Quatro Estações
1 - Vídeo Além da Lousa: culturas juvenis: presente! Vídeo. São Paulo: Ação Educativa, 2001
2 – Visita ao Museu do Brinquedo
3 – Visita ao Labrimp
4 – Visita ao Centro de Memória da USP

A turma será dividida em 4 grupos – Todos irão fazer todas as atividades. Após terem passado pelas 4 estações, elaborem um relatório fazendo um breve comentário sobre o que foi mais significativo para sua aprendizagem ter conhecido cada uma destas experiências. (trabalho individual nr. 3)


Dia 19 (Aula 7) – Tema 2 – Sujeitos da Educação: Professor e alunos
(Inclui: política de formação; relação professor – aluno; motivação e interesse; lugar social do professor; autoridade docente; diversidade dos alunos; inclusão; exclusão).

Atividade – Aula dialogada

Bibliografia indicada para a aula histórica:
TANURI, Leonor. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação nr.14, p.61-89, maio/ago.2000 (www.anped.org.br).

Dia 26 (Aula - 8) – Tema 2 – Sujeitos da educação: Professores e alunos (Inclui: política de formação; relação professor – aluno; motivação e interesse; lugar social do professor; autoridade docente; diversidade dos alunos; inclusão; exclusão).

Bibliografia da aula:
CARVALHO, Marília Pinto de. Quem são os meninos que fracassam na escola?. Caderno de Pesquisa, jan./abr. 2004, vol.34, no.121, p.11-40. (www.scielo.br)
MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, Mar 2003, no.118, p.89-118. (www.scielo.br)
ESTEVE, José M. Fatores de mudança: doze elementos de transformação no sistema escolar. In: NÓVOA, Antônio (Org.) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995, 93-129.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade cultural e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, no. Especial, set. 2000
LAPO, Flavinês Rebolo e BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Caderno de Pesquisa, mar. 2003, no.118, p.65-88. (www.scielo.br)

Atividade
- Discussão dos textos e elaboração dos temas para a Proposta de Ação
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva)
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate;
4) Definição dos temas que serão alvo de elaboração de Propostas de Ação; Registro individual e em grupo para a elaboração final da proposta de ação.


Outubro
Dia 03 (Aula 9) - Tema 2 – Sujeitos da educação: Professores e alunos
(Inclui: política de formação; relação professor – aluno; motivação e interesse; lugar social do professor; autoridade docente; diversidade dos alunos; inclusão; exclusão).

Atividades
1) Elaboração de propostas de ação coletiva (trabalho coletivo nr. 2). Socialização e discussão das propostas de ação coletiva; Proposta de ação individual (trabalho individual 4).

Dia 10 – Anped (sem aula)

Dia 17 (aula 10) - Tema 2 – Sujeitos da educação: Professores e alunos (Inclui: política de formação; relação professor – aluno; motivação e interesse; lugar social do professor; autoridade docente; diversidade dos alunos; inclusão; exclusão).

Atividade – Vídeo: A invenção da infância, de Liliana Sulzbach

Bibliografia indicada para a aula histórica:
MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de. Meninos e meninas na rua: impasse e dissonância na construção da identidade da criança e do adolescente na República Velha. Revista Brasileira de História, Set 1999, vol.19, no.37, p.85-102. (www.scielo.br)
KUHLMANN, Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação nr.14, p.5-18, maio/ago.2000 (www.anped.org.br)

Dia 24 (Aula - 11) – Tema 3 - Métodos e materiais da escolarização no Brasil (inclui: histórico das metodologias do ensino; metodologias e aprendizagens; tecnologia na sala de aula; métodos inovadores na educação; conflitos entre mídia e a educação escolar)

Atividade – Apresentação e debate do filme “Nenhum a menos” - (trabalho individual 5).

Dia 31 (sem aula) - VIII Congresso Iberoamericano de História da Educação.

Novembro
Dia 07 – (Aula 12) - Tema 3 - Métodos e materiais da escolarização no Brasil
(inclui: histórico das metodologias do ensino; metodologias e aprendizagens; tecnologia na sala de aula; métodos inovadores na educação; conflitos entre mídia e a educação escolar)

Bibliografia Aula Histórica:
VIDAL, Diana Gonçalves. A Escola Nova e o processo educativo (1920-1930). In: LOPES, Eliane T. et al (org.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, 497-518.

Atividades - Aula dialogada, análise de sites educativos

Dia 14 (Aula - 13) – Tema 4 - Métodos e materiais da escolarização no Brasil (inclui: histórico das metodologias do ensino; metodologias e aprendizagens; tecnologia na sala de aula; métodos inovadores na educação; conflitos entre mídia e a educação escolar)

Bibliografia da aula:
CARVALHO, José Sérgio. O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Caderno de Pesquisa, mar. 2001, no.112, p.155-165. (www.scielo.br)
VIÑAO FRAGO, Antonio. História da alfabetização versus história do pensamento, ou seja, da mente humana. In: _____Alfabetização na sociedade e na história. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, p. 69-80.
PRETTO, Nelson e PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, jan./abr. 2006, vol.11, nr.31, p.19-30.
Duarte, Rosália, Leite, Camila and Migliora, Rita Crianças e televisão: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tevê. Revista Brasileira de Educação, Dez 2006, vol.11, nr.33, p.497-510.
Porto, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, Abr 2006, vol.11, nr.31, p.43-57.
SETTON, Maria da Graça. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e pesquisa, vol. 28, nr. 1, p. 107-116, jan.jun. 2002. (www.scielo.br)

Atividade: Discussão dos textos e elaboração dos temas para a Proposta de Ação
1) Idéias interessantes retiradas dos textos (trabalho individual);
2) Trabalho em grupo (socialização das sistematizações individuais e produção coletiva);
3) Apresentação dos resultados dos grupos – palavra aberta e debate;
4) Definição dos temas que serão alvo de elaboração de Propostas de Ação; Registro individual e em grupo para a elaboração final da proposta de ação.


Dia 21 – (Aula - 14) – Tema 3 - Métodos e materiais da escolarização no Brasil (inclui: histórico das metodologias do ensino; metodologias e aprendizagens; tecnologia na sala de aula; métodos inovadores na educação; conflitos entre mídia e a educação escolar)

Atividades
1) Elaboração de propostas de ação coletiva (trabalho coletivo nr. 3). Socialização e discussão das propostas de ação coletiva; Proposta de ação individual (trabalho individual 6).


Dia 28 (Aula - 15) – Apresentação de Seminários (implementação da proposta)

Dezembro
Dia 05 (aula 16) – Apresentação de Seminários
(implementação da proposta) e avaliação do curso pelos alunos.

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